sábado, 8 de maio de 2010

Revolução de 1930 - Apresentação 07/05/2010


Revolução de 1930
Na década de 1920 agravou-se a crise da Republica Velha, e com a mobilização do operariado e com as Revoltas Tenentistas, ela teve repercussão.
Em 1926 o Partido Republicano Paulista (PRP), estava com alguns de seus setores descontentes e assim, fundaram o Partido Democrático (PD). O Partido Democrático defendia um programa reformista de oposição. Com a superprodução cafeeira e com super valorização do mesmo, foi aparecendo sinais de desgaste dos republicanos.
A chamada Política do Café com Leite, estava em vigor na época da República Velha (1889-1930). Nela políticos de São Paulo e de Minas Gerais se alternavam na presidência da república. No começo de 1929, Washington Luís indicou o nome do Presidente de São Paulo Júlio Prestes, como seu sucessor.
1929 foi um ano marcado pela quebra da Bolsa de Nova Iorque, e no Brasil, 1929 era um ano de campanha presidencial, esses fatores levaram ao fim da República Velha.
Os políticos de Minas Gerais ficaram insatisfeitos com indicação de Júlio Prestes, pois esperavam que Antônio Carlos Ribeiro de Andrada, que governava aquele Estado, fosse o indicado, de acordo com a Política do Café com Leite. Os estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraíba, negaram apoio a Júlio Prestes.
Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraíba uniram-se a políticos de oposição de diversos estados, inclusive do Partido Democrático de São Paulo, para se oporem à candidatura de Júlio Prestes , formando, em agosto de 1929, a Aliança Liberal. A candidatura e o programa da Aliança Liberal contaram com o apoio, além dos três governos estaduais citados, de partidos de oposição em vários estados, inclusive o Partido Libertador do Rio Grande do Sul.
Em 20 de setembro de 1929, foram lançados os candidatos da Aliança Liberal às eleições presidenciais: Getúlio Vargas como candidato a Presidente e João Pessoa como candidato a vice-presidente (Presidente da Paraíba).
As Eleições
No dia 1º de março de 1930, foram realizadas as eleições que deram a vitória a Júlio Prestes. A Aliança Liberal não aceitou a validade das eleições, alegando que Júlio Prestes havia fraudado os resultados. Nos resultados as eleições, Júlio Prestes havia obtido 1.091.709 votos, e Getúlio Vargas havia obtido apenas 742.794 votos, sendo que ele teve 100% dos votos do Rio Grande do Sul.
Além disso, deputados eleitos em estados onde a Aliança Liberal conseguiu a vitória, não obtiveram o reconhecimento dos seus mandatos. A partir daí, iniciou-se uma conspiração, com base no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais.
No dia 26 de julho de 1930, o candidato a vice-presidente João Pessoa foi assassinado em Recife. Isto serviu como estopim para a mobilização armada.
As acusações de fraude, o descontentamento popular devido à crise econômica causada pela grande depressão de 1929, a morte de João Pessoa e o rompimento da política do café com leite, foram os principais fatores que criaram um clima favorável a uma revolução.
A Revolução
Embora Getúlio Vargas já tentara uma conciliação com o governo de Washington Luìs, na Paraíba o clima ainda era pesado. Mas com a aproximação da posse de Júlio Prestes, que seria em 15 de novembro, Vargas teve que decidir pelo inicio de uma revolução.
A revolução de 1930 iniciou-se, finalmente, no Rio Grande do Sul em 3 de outubro, e se alastrou por todo o país.
No dia 10, Getúlio Vargas partiu, por ferrovia, rumo à capital federal, que era Rio de Janeiro.
Esperava-se que ocorresse uma grande batalha em Itararé, onde as tropas do governo federal estavam acampadas para deter o avanço das forças revolucionárias, lideradas militarmente pelo Coronel Góis Monteiro. Porém, as batalhas não ocorreram em Itararé, pois os generais Tasso Fragoso, Menna Barreto e o Almirante Isaías de Noronha, depuseram Washington Luís em 24 de outubro.
Mas houve um combate em 12 e 13 de outubro em Quatiguá, que pode ter sido o maior combate desta Revolução.
Uma república nova
Em 3 de novembro de 1930, no Palácio do Catete, a junta militar passou o poder a Getúlio Vargas, encerrando a chamada república velha. Getúlio tornou-se Chefe do Governo Provisório com amplos poderes. A constituição de 1891 foi revogada e Getúlio governava por decretos.
Com isso houve varias mudanças na República, algumas delas foram:
  • Criação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comercio, que foi entregue ao gaúcho Linfolfo Collor;
  • Criação das Leis Trabalhistas, que tiveram um papel fundamental na política de Getúlio Vargas.

Referências

  • http://www.brasilescola.com/historiab/revolucao-30.htm
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_de_1930
  • http://www.culturabrasil.org/revolucaode30.htm
  • http://www.mundoeducacao.com.br/historiadobrasil/revolucao-1930.htm
  • Cotrim, Gilberto. História Global - Brasil e Geral - volume Único, 8ª edição
    São Paulo: 2005.
Grupo: Leonardo, Anderson, André, Douglas, Yuri
 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário